Comitiva do Crea-PR participa do XXX CBA

13/11/2017

Evento, que acontece a cada dois anos, reuniu 45 representantes do Conselho

Considerado o maior evento da agronomia brasileira, aconteceu entre os dias 12 e 15 de setembro o XXX Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), no Marina Park Hotel, em Fortaleza. Promovido pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), a oportunidade foi para debater a “Segurança Hídrica – um desafio para os Engenheiros Agrônomos do Brasil”.

O Crea-PR marcou presença com uma delegação de cerca de 45 pessoas, contando com a participação de conselheiros, do presidente em exercício, o engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, e também inspetores, presidentes das federações e demais representantes.

Segundo Cardoso, a participação dos agrônomos do Paraná nesse evento foi muito importante por contribuir com o debate sobre a segurança hídrica, além da valorização desses profissionais. “O Paraná é um estado com vocação para a agricultura e as atuação dos agrônomos é essencial para o desenvolvimento, não só do estado como do país”.

Para o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Paraná (CEA), engenheiro agrônomo Rodrigo Luz Martins, o CBA 2017 foi um excelente encontro para a agronomia paranaense, com grande participação do estado nos debates, proposições e moções em prol da agronomia brasileira. “Os temas abordados deram-nos a oportunidade de refletir quão grande e valiosa é a nossa agronomia e a pujança participação no agronegócio brasileiro”.

A Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAP-PR) esteve presente no evento com 10 associações. Juntamente com a Câmara de Agronomia do Paraná, coordenou as discussões e propôs duas moções que foram aprovadas na plenária final: 1) Nas operações de Crédito Rural a obrigatoriedade do projeto técnico. 2) Manutenção do ensino presencial e melhoria da qualidade nos cursos de Agronomia/Engenharia Agronômica. “Agradecemos ao Crea-PR, seu presidente e funcionários que, pelo seu empenho, propiciaram a participação da delegação paranaense neste grande evento da agronomia nacional”, Ricardo Palma, presidente da FEAP-PR.

Nesta edição do CBA, foram abordados temas de relevância profissional, proporcionando a difusão das novas tecnologias voltadas ao desenvolvimento sustentável da agropecuária. Dentre as discussões, esteve a água como elemento de produção e consumo, bem como seu uso e reuso de forma eficiente e consciente.

Nota de falecimento

O conselheiro do Crea-PR engenheiro agrônomo Alfredo Raeder faleceu no dia 15 de setembro, vítima de um ataque cardíaco em Recife (PE), quando retornava a Cascavel após participar do CBA em Fortaleza. Raeder tinha 69 anos e deixou duas filhas. No Crea-PR, exerceu as funções de inspetor, diretor, coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, chefe de gabinete. Atualmente, era conselheiro titular, representando o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

O presidente em exercício do Crea-PR, engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, lamentou a perda. “Perdemos um profissional combativo que sempre defendeu com vigor a agronomia, os engenheiros agrônomos e que dedicou boa parte de sua vida ao nosso conselho. Meus sinceros e profundos sentimentos aos familiares e amigos”. O presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Ricardo Palma, também manifestou seu pesar.

“Fomos surpreendidos na sexta-feira, dia 15, após o término do CBA e já no aeroporto de Recife com a morte do colega Raeder. Ele estava feliz no evento, conversou com muitos colegas, participou das reuniões. Cumpriu sua missão. A CONFAEAB e a Câmara de Agronomia prestaram homenagens póstumas. Descanse em paz.”. O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Paraná (CEA), engenheiro agrônomo Rodrigo Luz Martins, ressalta a conduta exemplar de Raeder. "Simplesmente único, um grande e valioso engenheiro agrônomo que atuou fortemente em prol da agronomia, dedicado à causa nobre da atuação ética de todos os profissionais, com seu exemplo de conduta."