CREA-PR participa da 56ª EXPOLONDRINA 2016

01/05/2016


O Crea-PR esteve presente este ano pela terceira vez consecutiva com um estande em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), considerada uma das maiores feiras do setor agropecuário do país.  

Como tema principal do estande nesta 56ª edição, promovida pela Sociedade Rural do Paraná e realizada entre os dias 7 e 17 de abril, foram escolhidas as leguminosas, seguindo a declaração da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas. “Decidimos homenagear o feijão, alimento ícone da mesa dos brasileiros, além de grande variedade de favas, ervilhas, lentilhas e outros grãos”, destacou Florindo Dalberto, engenheiro agrônomo e presidente do Iapar.

Os profissionais que prestigiaram o evento e visitaram o estande também puderam conferir uma breve e didática palestra sobre o processo de produção de café, os defeitos nos grãos, a torra e os tipos de bebida, informações importantes para auxiliar o consumidor na hora de escolher as diversas opções do alimento disponíveis nos supermercados.

O presidente do Crea-PR engenheiro civil Joel Krüger, acompanhado pelo 1º vice-presidente engenheiro agrônomo Nilson Cardoso, pelo 3º secretário engenheiro mecânico Jorge Henrique Borges da Silva, por presidentes de entidades de classe, conselheiros, inspetores, gerente do Crea-PR em Londrina, agentes fiscais do Conselho e, ainda, uma comitiva formada por mais de 20 profissionais de diversas modalidades visitaram a ExpoLondrina no dia 14 de abril. 

Krüger ressaltou a importância de se ter um local de aproximação com os profissionais que visitam o estande, mostrando as ações de valorização e reconhecimento profissional promovidas pelo Conselho Regional. “Mais uma vez, agradecemos o espaço cedido gratuitamente pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ao Crea-PR. Agradeço ao presidente do Iapar, engenheiro agrônomo Florindo Dalberto, pela constante parceria com o nosso Conselho”, destacou. 

A comitiva do Crea-PR também passou pelo estande da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e de algumas cooperativas agrícolas, como a Cocamar e a Cooperativa Integrada. Além de visitar o espaço da Via Rural-Fazendinha, que destacou os 60 anos de Extensão Rural no Paraná comemorados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), apresentando aos produtores rurais e profissionais soluções para a melhoria de renda e de qualidade de vida no campo.

Um dos exemplos mostrados foi o estande da Associação Norte Paranaense de revendedores Agroquímicos (Anpara), que disponibilizou material informativo sobre a rotulagem, o transporte, o armazenamento e a comercialização corretos de agrotóxicos, seus componentes e afins. O trabalho desenvolvido pela Anpara conta com a participação do engenheiro agrônomo e conselheiro do Crea-PR Irineu Zambaldi (veja mais no box). A Emater promoveu ainda a realização de 54 oficinas temáticas, que contou com a participação de diversos profissionais.


Anpara

Criada em 1999 por cooperativas e distribuidores de insumos agrícolas, a Associação Norte Paranaense de Revendedores Agroquímicos (Anpara) desenvolve ações para promover a rotulagem, o transporte, o armazenamento e a comercialização corretos de agrotóxicos, seus componentes e afins. 

Desde 2002, a Associação assumiu o recebimento de embalagens de fitossanitários em Cambé, município da Região Metropolitana de Londrina, cuja unidade passou de 200m² para os atuais 1.100m². A Anpara também mantém um sistema de recebimentos em Transbordo Itinerante agendados para 36 locais e municípios da região de Londrina, facilitando as entregas para os agricultores. Atualmente, mais de 95% das embalagens utilizadas na região pelos agricultores são corretamente devolvidas. O Sistema Campo Limpo, em convênio com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV), completa as atividades, que promovem a proteção do ambiente e da saúde e permitem a destinação correta e segura dos materiais (reciclagem ou incineração).

Hoje, a Anpara conta com 54 sócios, sendo cinco cooperativas e 49 empresas. Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pela Associação no site http://anpara.com.br/.


ExpoLondrina em números

Em 2016, a ExpoLondrina realizou 30 eventos dentro da sua agenda técnica qualificada, entre palestras, cursos, seminários e debates, além de 54 oficinas temáticas, levando conhecimento e informações a mais de 13 mil produtores rurais e empresários nos 11 dias de evento. No total, foram gerados 6.800 empregos diretos e indiretos a moradores de Londrina e região. 

Apesar do cenário atual negativo da economia brasileira e de incertezas políticas, a feira apresentou crescimento em alguns importantes setores econômicos, como o de venda de veículos (cerca de 525 unidades comercializadas, 26% mais que em 2015, entre carros de passeio e utilitários); setor de alimentação, incluindo restaurantes e lanchonetes, com crescimento de 10%;  Feira de Sabores, com 41%;  setor de varejo no Pavilhão Internacional, crescimento de 4,55%; e o setor de selarias, troncos e balanças, com faturamento 8% superior a 2015. Os números foram apresentados no dia 12 de maio pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná Moacir Sgarioni e pelo diretor comercial Nivaldo Benvenho.  


Novidades desta edição 

A 56ª ExpoLondrina contou com algumas novidades, como a exposição de minianimais (mini bois, mini-horses, mini suínos, mini jumentos e mini lhamas); a Expo Food Truck; e o 1º Smart Agro, maratona tecnológica que reuniu cerca de 80 profissionais em torno do desafio de criar soluções tecnológicas para o agronegócio (programadores, designers, empreendedores e 60 mentores). Com o tema “Smart Agro: Os desafios do Agronegócio Inteligente – IoT como fonte de competitividade”, os competidores passaram mais de 40 horas desenvolvendo softwares que atendessem ao desafio proposto pela organização, com soluções inéditas, criativas e tecnológicas.


Comentários

Os campos com * são obrigatórios
Não será divulgado

Seja o primeiro a comentar