PROEC FOI LANÇADO E RECEBE ADESÕES DAS ENTIDADES DE CLASS

27/05/2005

ProEC foi lançado e recebe adesões das Entidades de Classe

Programa de apoio às entidades de todo o Paraná foi apresentado ano passado na 42.ª EPEC, passou pela implementação no início do ano e agora segue a todo vapor com as inscrições.

Elaborado pelo Crea-PR e aprovado pela diretoria do Conselho em abril deste ano, o Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) tem como objetivo dar suporte e criar ações que visam à estruturação financeira, administrativa e organizacional dos participantes. É mais uma ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Relações Institucionais (DRI) do Conselho para o fortalecimento das entidades. Para tanto, oferece assessoria e aplicação de metodologias para solução de problemas identificados por elas.

O ProEC foi organizado por frentes que reúnem um conjunto de ações. São elas:

• Alavancagem para buscar o equilíbrio financeiro;

• Organização para a estruturação da entidade com ações de consolidação e aumento do corpo associativo, por exemplo, ou, ainda, definindo parcerias estratégicas e o aprimoramento administrativo/gerencial de seus dirigentes;

• Gestão e planejamento para implantar um sistema de gestão completo, envolvendo aspectos estratégicos, táticos e operacionais.

Para todo esse assessoramento às entidades de classe participantes do ProEC, os gerentes regionais e o DRI vão atuar como contatos imediatos. Em conjunto com a organização, eles deverão identificar pontos críticos e orientar em quais módulos a entidade de classe deve dar prioridade para obter melhores resultados. Esse apoio deve proporcionar diagnósticos detalhados e a construção conjunta das soluções para os problemas identificados. “A expectativa é de que tenhamos mais de 30 entidades com adesão ao programa em 2017. No momento cerca de 20 entidades de classe já formalizaram sua adesão”, conta o gerente do DRI, Claudemir Marcos Prattes. Ele ainda destaca que o ProEC é baseado no propósito à gestão atual de cooperação para sustentabilidade institucional e autonomia financeira das entidades.

As Entidades de Classe paranaenses, representadas pelo CDER, receberam com muita alegria a proposta do PRoEC apresentada pelo Crea-PR. Entendemos que o programa veio em momento propício. Ele foi aprimorado nos encontros regionais e na reunião estadual do CDER, tornando-o ainda mais adequado à grande diversidade de realidades de todas as entidades do Estado. Assim, é grande a expectativa em relação ao começo efetivo do programa e temos certeza de que o grande desafio assumido pelo Crea gerará impactos positivos para a sustentabilidade das participantes.

Helder Rafael Nocko,
Coordenador estadual do CDER, engenheiro ambiental