Revista recebe classificação em diferentes áreas de avaliação pela Capes

13/11/2017


Lançada em 2013, a publicação já conta com seis edições, além das especiais, que já somam mais de 100 mil acessos para consultas aos artigos

Após análise dos artigos publicados no primeiro quadriênio da Revista Técnico-Científica do Crea-PR, de 2013 a 2016, a publicação recebeu a classificação em diferentes áreas de avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Essa avaliação inclui a publicação nas áreas Administração Pública e de Empresas; Ciências Contábeis e Turismo (Qualis B4); Ciências Agrárias I; Ciências Ambientais; Engenharias I; Engenharias II; Engenharias III; Geografia e Interdisciplinar (Qualis B5).

Capes – Qualis – Periódicos

O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos. Concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação, o processo está baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo ‘Coleta de Dados’, que disponibiliza a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.


A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação seguindo critérios previamente definidos, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. 


Dessa forma, o sistema afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção a partir da análise da qualidade dos periódicos científicos, como aconteceu com a Revista Técnico-Científica do Crea-PR. A classificação dos periódicos passa por processo anual de atualização, feita em periódicos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação no período em análise.

Revista Técnico-Científica

Publicada pelo Crea-PR desde 2013, até hoje foram seis edições da Revista Técnico-científica, além das especiais, que já somam mais de 100 mil acessos para consultas aos artigos. O principal objetivo da publicação é disseminar o conhecimento científico produzido nas áreas das engenharias, agronomia e geociências, possibilitando maior visibilidade aos avanços científicos e tecnológicos observados nessas áreas e auxiliando no desenvolvimento sustentável da sociedade. Ela também apresenta reflexões técnicas e críticas dos assuntos afetos a essas áreas.

Artigos

Para publicação de um artigo na Revista Técnico-Científica CREA-PR, é necessário que o autor seja um profissional registrado no Sistema Confea/Crea, de qualquer região do Brasil. Os coautores não precisam do registro. A submissão dos artigos é feita diretamente no site do Crea-PR (www.crea-pr.org.br), onde é possível acessar critérios da política editorial e mais informações. 


A análise prévia da forma e do conteúdo submetido é de responsabilidade do coordenador editorial. Se considerado apto, é encaminhado eletronicamente a pelo menos dois avaliadores, especialistas da área e membros do Conselho Avaliador. Artigos científicos são submetidos para o Conselho Avaliador Científico, e artigos técnicos para o Conselho Avaliador Técnico.


A revista é veiculada exclusivamente em meio eletrônico, disponível para acesso no site do Conselho. O acesso é livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


Comentários

Os campos com * são obrigatórios
Não será divulgado

Seja o primeiro a comentar